domingo, 26 de fevereiro de 2012

RETORNO DE ÍCARO

                                                Foto Arquivo Pessoal
                                                             2012


         RETORNO DE ÍCARO

Passava as tardes sonolento e triste, querendo reencontrar razões de viver e se possível feliz...
Os botecos eram seus amigos mais íntimos, o álcool o acompanha sempre e a cabeça estava longe, bem longe, mas onde?
Está difícil respirar, pensar ou fazer qualquer outra coisa, não consigo parar de me sentir perdido, de me sentir angustiado, e tudo, e nada parece às vezes fazer mais sentido, às vezes eu me sinto feliz do lado de quem eu gosto, e muitas outras vezes me sinto triste quando estou só. Não consigo preencher os espaços da minha vida, não consigo preencher o vazio que está me tomando, não sinto mais quase nada, e tudo parece estranho, e aos poucos estou deixando de sentir meu coração... E aos poucos não sei mais o que meu coração deseja...
Num momento de ternura e alucinação, após encher a cara, eis que a alegria volta!
- É você?
Perguntou Justus ao senti-lo respirar atrás de si, inseguro...
- Não sei mais o que sou neste tempo sem tempo, no calor bravo de pavor!
Junto com a resposta foi um beijo nos cabelos com medo... Sou eu, não me reconheces?
E de tanto que era o tempo que já tinha passado, a pergunta hesitava com medo da resposta...
Mas Justus procurou-o, as suas mãos, estreitou-as na cintura, fechou-se no seu abraço; e tão pouco era o que ele queria, preferiu esquecer as esperanças, preferiu esquecer os seus desejos, e de suas cortinas, à noite e sentiu o tempo passar.
- Tinha medo que não viesses, estiveste tanto tempo longe que pensei que me esquecesse... e sorria, ao ver que se tinha enganado. Voltou-se e beijou a testa.
- Bem-vindo de volta.
Ele estava ali, sujo, abafado, testa franzida, acabado de chegar de onde nem Deus sabia, e vinha procurá-lo. E dizia que odiava tudo o que pensava,odiando tudo o que achava,odiando por pensar como estava pensando no abandono.
O tempo tinha passado por ele, notava-se no olhar e nos cabelos com toques de branco, a barba crescida, a voz mais funda marcada de vivências que Justus nem queria adivinhar. Mas o sorriso mantinha-se inalterado, verdadeiro e feliz.
- Passei tantos anos com a tua imagem na minha cabeça... Continuas lindo! Desculpa...
Mas Justus calou-o, a saudade rebentava-lhe o peito, não precisava de desculpas, só o queria ali, pertinho, protetor.
- Procurei por você sombrio e frio esperando que segurasse a minha mão na noites vazias e chuvosas e me levasse de volta pra algum lugar onde tudo isso não exista, mas pra quem quer nunca vem, e eu não tive coragem de ir busca-lo, então viajei e perambulei pelas ruas da cidade insano, quente, demente e procurava tudo àquilo que não acharia nunca, e em vão porque eu não o  via, apenas senti  minhas lágrimas caírem em cada pedaço do bulevar, apenas o peito doer, e fingi estar feliz e legal, quando no fundo estava triste, a pessoa mais triste do mundo, num mundo mais feliz dos tristes.
Puxou-o pela mão, entraram na casa que ele já conhecera, mas que o tempo moldara e reconstruíra, percorreram todas as divisões, os passos dele com medo, porque tudo era novo, afinal.
Era um momento mágico, um retorno dourado de sonhos, não feito de ressentimentos nem de culpa, mas de paz, uma luz única e definitiva...
Pararam na entrada, o quarto que fora sempre o de Justus, mas ao qual Ícaro conhecia cada recanto, e cada odor. Cheirava a canela branda, como o corpo macio de Justus. Passassem mil anos, e ele continuaria com o seu cheiro marcado a fogo, e reconhecê-lo-ia entre outros mil...
 Acudiram ao chamamento daqueles lençóis meios desfeitos que Justus abandonara minutos antes. "Não conseguia dormir" justificou-se ele, sabia que andavas por perto, só podias ser tu.
E a cama acolheu-os aos dois, que se tornavam um só... porque retornos não pedem justificativas, não desenham culpas nem acordam magoas... os retornos são feitos de entrega e de confiança...De tesão e calor...e beijos e abraços.De sambas e canções...Camisolão e coração ardente...De vontade e verdades..Afeto e afagos,braços e abraços,janeiro e fevereiro,saudades e sandálias...manhãs,massas e  gosto de maçãs.


USCHUAIA 26 de fevereiro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DAS MENSAGENS ANTERIORES...